Notícias

    
25 Jan

Plantas tóxicas: Saiba como se previnir

Imagem

Embora muitas espécies da flora sejam inofensivas, algumas delas devem ser evitadas em ambientes que tenham crianças ou animais de estimação. Isso porque existem diversas plantas tóxicas, que podem causar alergias ou inflamações.

Segundo a arquiteta Adriana Victorelli, entre as plantas que devem ser evitadas estão: comigo-ninguém-pode, coroa-de-Cristo, alamanda – que é uma espécie de arbusto muito usada como trepadeira -, mamona, espirradeira e guiné. A Coroa-de-Cristo, por exemplo, além de ter espinhos, tem uma seiva leitosa que pode causar lesões em peles e mucosas.

á a comigo-ninguém-pode é responsável por intoxicações graves cujas principais vítimas são crianças pequenas e animais. Em toda a sua estrutura, sejam flores, folhas, caule e látex, a comigo-ninguém-pode é altamente impregnada por cristais de Oxalato de Cálcio e outras substâncias tóxicas.

Esse composto, quando entra em contato com o organismo por meio da mastigação, dispara uma reação do tipo inflamatória, com formação de edema imediato na língua e na glote, dificultando muito a respiração, podendo vir a causar até a morte por asfixia. Em contato com os olhos, o oxalato pode causar dor, irritação e lesão na córnea. E ainda o seu látex é corrosivo ao toque da pele e mucosas.

A alamanda é uma trepadeira arbustiva. É uma planta tóxica muito utilizada na medicina popular, principalmente como purgante. Porém, este uso, bem como ingestões acidentais da planta, acarretam distúrbios gastrintestinais intensos caracterizados por náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarreia.

A mamona também pode ser muito perigosa. O óleo é de difícil digestão e provoca diarreia, mas o maior risco na ingestão da semente está na toxina ricina. Mais de três sementes podem matar uma criança; mais de oito, um adulto.

Já uma única folha de espirradeira pode causar envenenamento. Os sintomas podem ser dores abdominais, pulsação acelerada, diarreia, vertigem, sonolência, dispneia, irritação da boca, náusea, vômitos e podem ocorrer várias horas após a ingestão. Sua ingestão pode levar à coma e morte.

 

 

 

 

 

Retirado de: revista zapimóveis

Todas Noticias

11 Abr

Residencial Park Modelo: vídeo da obra

30 Mar

Saiba como manter seu imóvel protegido

24 Fev

Assembléia de condomínio: Como conduzir

17 Fev

Aromatizando os Ambientes

05 Jan

Imóvel Certo

30 Nov

Aluguel por temporada

16 Nov

Como ser um bom vizinho

13 Out

5 Plantas que limpam ambientes fechados

23 Set

Alvenaria x Drywall: Entenda essas duas técnicas

14 Set

Saiba como improvisar na decoração

  55 (81) 3523.0203
Modelo Empreendimentos Ltda. CRECI - 6698-J. © 2020 - Todos os direitos reservados